Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




por A senhora do gatinho, em 18.03.15

Consentir para anestesiar, entubar e cortar

Fui à consulta de anestesiologia. Depois de perguntas como "já fez alguma cirurgia?", "tem alguma alergia?", "toma alguma medicação?", o médico disse "abra a boca e ponha a língua de fora". Olhou lá para dentro e terminou "Ok, então até à cirurgia e não se esqueça de levar o consentimento informado assinado, sem ele não entra no bloco".

Vim para casa a pensar por que raio tive de pôr a língua de fora se a cirurgia é na zona do umbigo. Então, liguei para uma amiga que é cirurgiã (o jeitaço que dá ter uma amiga médica nestas alturas, e noutras alturas também), que prontamente me respondeu: "ah, isso é só para ver como é que te vai entubar". Ah! SÓ?! Entubada??? É que até agora ainda só tinha pensado se levava para o hospital pijama ou camisa de dormir...

Mas já que estava na onda das coisas "sérias" e chatas, pus-me a ler o tal "consentimento informado", em que basicamente, se quiser (mas será que alguém quer?) ser operada, tenho de autorizar que façam tudo o que for necessário na cirurgia e confirmar que fui informada de que pode correr mal.

Aqui vai um pequeno excerto desta tão "agradável" literatura: "Qualquer procedimento cirúrgico, quer pela técnica, quer pelo estado de saúde do paciente (p. ex. diabetes, doença cardíaca, hipertensão, anemia, obesidade, idade avançada), envolve uma série de possíveis complicações, umas comuns e ligeiras e outras mais graves, que podem atingir órgãos ou sistemas não directamente envolvidos no procedimento proposto, e que poderão requerer tratamentos complementares, médicos ou cirúrgicos. Os riscos gerais são raros ou excepcionais, mas englobam situações tais como: infecção, reacção alérgica, cicatriz desfigurante, perda de sangue grave, flebite e tromboflebite, embolia pulmonar, perda de função de membro ou órgão, paralisia, paraplegia ou quadriplegia, lesões cerebrais, paragem cardíaca ou morte". 

E pronto, é isto. Preferia continuar na fase do "compro mais uns pijamas ou uma camisa de dormir?"

=^.^=

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:39


8 comentários

De As Nossas Voltas a 19.03.2015 às 00:56

O melhor é não pensar muito nesses pormenores Sei que é difícil, mas será melhor assim :) Vai tudo correr bem! Bj

De A senhora do gatinho a 19.03.2015 às 01:06

Obrigada. Um beijinho :)

De Ana a 19.03.2015 às 15:29

essas coisas são asustadoras. Mas é só para eles se garantirem para ninguém ir para lá com processos.

De Cris a 19.03.2015 às 19:28

Qual é a cor do pijama que vais levar? (mudando de assunto)

De A senhora do gatinho a 19.03.2015 às 20:36

Um é xadrez preto e branco (oysho), outro azul escuro (oysho) e outro com os bonecos Minions (primark)

De Cris a 19.03.2015 às 21:05

Eu gosto tanto dos bonecos Minions!

De BataeBatom a 20.03.2015 às 16:39

Não devemos ligar demasiado a isso. É como a lista dos efeitos adversos raros dos medicamentos! ;)

Comentar post



"Espalhou-se logo a notícia de que uma cara nova se passeava pela marginal: uma senhora com o seu gatinho" [adaptado de Tchékhov].

Mais sobre mim

foto do autor