Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




por A senhora do gatinho, em 13.02.14

E hoje é Dia de Amigas!

E perguntam vocês: O que é o Dia de Amigas?

Bem, Dia de Amigas faz parte de uma tradição Açoriana muito antiga, em que as quatro quintas-feiras antes do Carnaval são dias especiais, ou seja, dias para comemorar.

Na primeira quinta-feira, que foi na semana passada, celebrou-se o Dia de Amigos. Basicamente os amigos juntam-se para jantar e para a rambóia. É uma noite só de homens, as mulheres não entram nos bares e restaurantes. Minto, as stripers podem entrar, aliás, ouvi dizer que até são muito bem-vindas.

A segunda quinta-feira é o Dia de Amigas. Hoje são as mulheres que vão para a rambóia (sim, há strip masculino neste dia) e os homens ficam em casa. Quando era miúda, e mesmo na adolescência, tal como as outras raparigas açorianas, delirava com este dia (não, não havia stripers nessa altura). Na infância era o dia em que trocávamos presentes com as melhores amigas e tínhamos um lanche especial. Na adolescência lembro-me de ir jantar à pizzaria, também com as minhas melhores amigas, e os meus pais deixarem-me  chegar a casa à meia noite (tipo Cinderela), o que, num dia de semana, era ótimo. Quando fomos para Lisboa levámos a tradição connosco e passámo-la às novas amigas, que também ficaram adeptas.

Quando acabei o curso e regressei à ilha a tradição mantinha-se, dia de amigas continuava a ser dia das mulheres se juntarem sem homens por perto, mas já incluía bares com stripers, disfarces (aqueles das despedidas de solteira), gritinhos na rua, e passei a não achar tanta piada (vá, chamem-me chata). Continuo a preferir a versão light, um jantar com um grupo pequeno de amigas em que se põe a conversa em dia. Como, devido à distância geográfica, já não me posso juntar às minhas amigas de sempre, nem àquelas que fiz em Lisboa, neste dia trocamos mensagens e recordamos como era quando íamos à pizzaria e esta estava tão cheia que tínhamos de comer na rua, sentadas no muro da marina, ou quando em Lisboa íamos festejar para um Mc Donald´s. 

Hoje, provavelmente, irei jantar com uma amiga de cá. Nos últimos anos este dia é um pretexto para pormos a conversa em dia. 

Quanto às quintas-feiras das próximas duas semanas, celebra-se o dia de compadres e de comadres. Esses nunca comemorei, não tenho afilhados, mas suponho que sejam dias bem mais calminhos.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:02


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



"Espalhou-se logo a notícia de que uma cara nova se passeava pela marginal: uma senhora com o seu gatinho" [adaptado de Tchékhov].

Mais sobre mim

foto do autor






subscrever feeds